Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de abril de 2009

ARAXÁ, ARAXÁ, OBÁ, OBÁ

Acabei de voltar de Araxá. Cidade pequena, voltada totalmente para o seu termas de banhos inacessíveis (a sauna mais barata era de R$ 21,00). Tudo retratava a Dona Beja, até algumas pinturas mais atuais que retratavam-na como a Maitê Proença.
Mas nem tudo era água e Beja em Araxá neste feriado. É que estava bem perto de mim a 35a ExpoAraxá, feira pecuária voltada para o girolando. Para quem não sabe, é uma raça de gado bovino híbrida de Gir com Holandês. De manhã, havia as exposições e um "desfile" de gado, no qual eles avaliavam sua estrutura, porte leiteiro, abertura de pernas, enfim, um concurso de miss bovino. As crianças poderiam brincar com as mulas e os pôneis da região.
À noite, era a festa de rodeio. Antes da abertura oficial do rodeio profissional, as criancinhas na arena brincavam de montar em cima de ovelhinhas. Depois, o locutor Ocimar Custódio animava a plateia e chamava a comissão organizadora, os peões, as rainhas e princesas do rodeio, e Zé Trovão, um tocador de berrante down que tinha mais dicção que muito locutor de rodeio com 46 cromossomos. Chamaram os cavalos com as bandeiras da cidade, do Brasil e dos patrocinadores para tocar o hino nacional. Vi muita gente que não tinha tirado o chapéu, mas até a peã que estava montada num cavalo segurando ao mesmo tempo a rédea, a bandeira e o chapéu conseguiu. Depois do hino, o locutor apagou as luzes, soltaram fogos e mostraram as imagens de Jesus e de São Sebastião, protetor dos boiadeiros, e uma superprodução com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Mais fogos e começou o rodeio. Um peão no sábado não conseguiu soltar seu braço da corda e foi pisoteado pelo touro. Foi levado de maca até a ambulância. Graças a Deus só quebrou 11 costelas, nenhum órgão foi perfurado. E poucos peões conseguiram ficar os 8 segundos.
Bem, vamos aos shows. Sábado teve Milionário e José Rico. A primeira dupla que eu vejo a cantar invertida. O Milionário está a direita e o Zé Rico, em carne, osso, óculos escuros, anéis e mão na orelha, à direita. Sim, ele continua pondo a mão na orelha apesar dos avanços tecnológicos do retorno, que ele abomina. Zé Rico nos intervalos das músicas repetia "Enquanto descansa, agradecemos... e agora, enquanto descansam, cantaremos uma do nosso repertório" Só não entendi quem estaria descansando, se a banda, ou nós.
E domingo foi o dia do show de César Menotti & Fabiano. Cesinha emagreceu um bocado. O show deles foi animado, e eles tocavam de tudo, até "Segura na mão de Deus" e "Erguei as mãos" em ritmo sertanejo. O parque de exposições estava lotado de gente assistindo o show. Eles cantaram "Leilão", "Como um anjo", "Sem medo de ser feliz" e, claro, "Ciumenta", animando uma plateia que aguardou 10 minutos de locutor agradecendo à prefeitura e ao deputado.
O importante de tudo isso é que foi um verdadeiro curso intensivo de imersão para eu conhecer a cultura sertaneja e entrar no clima para cantar dia 25. Seguuuuuura peão!

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker