Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Compre batom, compre batom...

Muito se falou do comercial da Boticário para o dia dos namorados, e dos meus chegados de feice-truque vieram vários comentários de vamos boicotá-los, ou vamos comprar deles mesmo que dia 12 eu esteja solteiro(a) e forever alone! E aí eu fiquei pensando comigo... nunca foi e nunca será uma propaganda bonitinha que irá me fazer comprar ou deixar de comprar determinado produto se minhas intenções de compra forem outras.
Quando uma pessoa em geral faz uma compra, ela faz pensada, analisada, pesquisada, avaliando custos e benefícios e tal. A repercussão de uma propaganda não pode nunca influenciar este tipo de compra. Lembra até quando eu era pequena que tinha aquela propaganda de "Compre Batom". Aqui o batom é outro, mas propagandas assim são feitas para estimular o consumo de seus produtos por determinados nichos da sociedade (aqui o núcleo LGBT, consumidor de produtos de extrema qualidade). Quem não se lembra daquelas propagandas de cigarro que mostravam pessoas ativas fazendo altos esportes e uns rockão de primeira? A música da propaganda que eu coloquei no link, inclusive, conheci pela propaganda, mas isto não me fez querer fumar nem boicotar o cigarro pela propaganda. O cigarro se autobloqueou por causa de seus efeitos nocivos.
Em tempo: eu não vou comprar ou deixar de comprar Boticário por causa de uma propaganda. A propaganda atingiu o objetivo? Méritos ao publicitário que a criou. Existem formas bonitas de se homenagear alguém sem precisar recorrer ao consumo excessivo, e também se quiser comprar algo para seu amor, que seja bem pensado e bem raciocinado. Não podemos deixar nem razão nem emoção vencerem. Estamos em tempo de consumo consciente. E isto ninguém pode boicotar.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker