Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de maio de 2007

VER O PAPA E NÃO IR À ROMA Primeira parte

Todos conhecem a antiga expressão "Ir à Roma e não ver o Papa". Pois nós que estamos em São Paulo tivemos a oportunidade de fazer ao contrário. E estes três dias que o Papa estará em São Paulo serão cheios de histórias para contar.
Saí do serviço e coloquei uma capa de chuva porque estava frio e garoando. Com o povo do serviço me zoando porque eu colocava uma capa de chuva, segui em direção ao Mosteiro de São Bento. Fui andando e o capuz da capa de chuva insistia em sair da minha cabeça. Fui comendo um chocolate para esquentar.
Alguma coisa acontece no meu coração...
... que só quando cruzo a Ipiranga e a Avenida São João me cai a ficha de como está frio. O termômetro da esquina mais famosa de São Paulo marcava 10oC. Minhas pernas estavam quentes de andar, mas minha mão estava gelada pra chuchu. Dei umas voltas, pois o Vale do Anhangabaú estava fechado (provavelmente por causa da Virada Cultural) e cheguei na estação São Bento. Fui passando no meio de um boulevard onde um grupo de meninos apresentava um chorinho. Cruzei por dentro do metrô procurando a saída e ouvi a locutora do metrô dizer que na minha região o metrô estava com problema. Se fosse um dia normal de trabalho, eu teria pego este problema. Subi a escada rolante. Nisso eu vejo aquele mundaréu de gente, gente que estava lá desde manhã cedinho para não perder nenhum detalhe da chegada do Papa. Garoava e muitos estavam com guarda-chuvas abertos.
Liguei para minha mãe para dizer que cheguei, e ela se preocupou comigo:
- Filinha, está muito frio.
- Mas mãe, aqui tem calor humano e o Fogo do Céu.
Passa um tempo e escutamos uma voz no telefone:
- C@r@lh0, apaga esse fogo!
Linha cruzada bizarra que apareceu do nada. Desliguei e comecei a observar o local.
Menino, desce daí, você pode escorregar!
Atrás tinha um espaço para a imprensa. Os prédios comerciais estavam com muitas pessoas na janela, atrás do melhor ângulo. Tinha uns gaiatos que subiram em árvores próximas que tiveram que descer depois de ouvir "Deeeeeeesceeeee!" dos que estavam mais atrás. Algumas pessoas distribuíram panfletinhos sobre a votação do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno. Outros distribuiram a "fita do Papa", que depois descobri que era propaganda das mesmas sete maravilhas. À frente, perto do Mosteiro, bandeiras escrito "Pace"* e "Bendito o que vem em nome do Senhor" acenavam na multidão.
Começa um burburinho. O papamóvel passava em frente ao Mosteiro. Os helicópteros da Globo e da FAB passavam e a multidão acenava para eles. A Loyola distribuiu bandeirinhas do Brasil com a foto do Papa no verso para o pessoal acenar. Não enxergo nada. Um moço mais alto que eu fala que o papamóvel passou, e eu confundi uma perua da Globo com o papamóvel.
O Papa entra no mosteiro. A multidão começa a rezar, cantar e gritar: "Bento, eu te amo!"
A bênção!
Eis que o Papa aparece na sacada do Colégio São Bento, devidamente protegida à prova de "destruidores da civilização judaico-cristã ocidental". O povo grita e acena as bandeirinhas. É uma emoção muito grande, embora eu só conseguisse ver um pedaço de sua veste. Ele começa a falar. Não escuto nada. Alguns pedem silêncio. Ouvi algo assim:
Papa: "................"**
Multidão: "blábláblábláblábláblá... ÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!"
Alguns gaiatos: "Sssssssshhhhhh!"
Papa: "........ Igreja!"
Multidão: "Êêêêêêêêêêêêêêêêê!"
Papa: "................"
Multidão: "Amém!"
Confira aqui o que o Papa falou e a MaFê não entendeu.
Eu penso: "Amém? Não escutei o Papa dar a bênção?" Não. Não escutei o Papa dar a bênção, mas ele abençoou a todos que lá estavam, os que estavam perto, os que estavam longe e não escutavam nada, e os que tiraram fotinhos do Papa. Aliás, eu tirei também algumas e uma delas está aqui. (powered by Foto.com.texto tour)
O Papa se despediu e começamos nosso caminho rumo a nossas casas, cansados mas felizes. Alguns ficaram por lá esperando que o Papa volte, e estão lá até agora (22:12 de hoje). Alguns aproveitavam e vendiam lembranças do Papa:
- Olha a bandeirinha, já está abençoada!
Outros vendiam camisetas, umas até com escritas bonitas "Bento XVI, guardião da Fé". E o Café Girondino estava até com o brasão do Papa na sua fachada. O metrô seguiu lotado, tão lotado quanto o dia do jogo Brasil x Croácia. E quem vai continuar a maratona irá amanhã ao Pacaembu. Ahjaray desocupado estará em peso. Eu só vou poder ficar do lado de fora.
* Só descobri que era "Pace" depois que cheguei em casa. Lá parecia uns pássaros brancos em meio a uma bandeira azul.
** Essas reticências significam que ouvia algo, mas não conseguia identificar o que ele estava falando. E "blábláblá" é só nós do povão que falamos.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker