Pesquisar este blog

domingo, 28 de outubro de 2007

MAFÊ MOSTRA UMA AMOSTRA DA MOSTRA

Se não bastasse assistir um filme da Mostra por dia disponível, ontem fui ver dois. Mas alto lá, porque não são dois longas. É a sessão "Programa duplo 1", que junta dois filmes, um média e um curta metragem.
E o primeiro filme é o "Escolha de Chichester" (Chichester's choice, 2006) de Simonee Chichester. Um documentário feito por ela mesma que depois de receber um telefonema das Relações Exteriores do Brasil no Canadá, seu país, descobre que seu pai, Edgar Chichester, um guiano que largou a família no Canadá e passou a viver como sem-teto nas ruas de São Paulo e Osasco, estava com tuberculose. Ela vai até o Brasil para localizá-lo.
Rânquim: *****
Depois de uma história densa, uma pequena comédia que poderia ser umas daquelas esquetes de youtube. "Eternamente seu", (Furochoju, 2006) de Atsushi Ogata. Um vendedor um-sete-um tenta dar o golpe em uma senhora aparentemente ingênua e desmemoriada que... ah, o filme é tão pequeno que eu vou acabar contando o resto da história. Então, procure este filme.
Alguns detalhas da sessão:
- O primeiro filme era falado em inglês e português. A própria Simonee arranhava o português para tentar procurar seu pai. Sua mãe é brasileira, e quando falavam em português, tinha legendas em inglês. Mas quando a mãe de Simonee falou "Só vem me dar patada", não teve tradução.
- Os dois diretores estavam presentes na sessão. Uma das moças falou que a Simonee era bonita e estava usando um sapato verde, que eu nem reparei depois. E quase passei despercebido pelo Atsushi porque estava jogando o saco da pipoca no lixo, até que ele falou "Hai!" (ou "Hi!", mesmo, sendo que não iria falar japonês para uma gaijin.
Rânquim: ****

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker