Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CARTA ABERTA PARA O PREFEITO DE SÃO PAULO

Estimado Senhor Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab,
Em primeiro lugar peço as desculpas por não ter as pompas de estilo necessárias para escrever uma carta a um prefeito, por isso mesmo a escrevo online.
Gostaria de dizer que apesar de agora não pertencer a esta comarca que estás circunscrito, eu guardo no meu peito um carinho e amor muito grande pela cidade em que eu nasci e cresci.
O que eu mais admiro em São Paulo é o que o Caetano chama de "dura poesia concreta de tuas esquinas", a possibilidade de mesclar edifícios antigos e modernos na mesma rua, algo que na minha cidade atual ainda não existe pelo fato da mesma ter sido fundada há apenas 51 anos. E também o fato de São Paulo ser 24 horas, algo que a gente só encontra em outras metrópoles no exterior, tais como Nova Iorque e Buenos Aires.
Pois sexta-feira agora dia 23 eu quis aproveitar deste lado boêmio de São Paulo indo a uma festa na região da rua 24 de maio. Por estar sem carro e hospedada na casa de meus pais, os mesmos me deram carona muito à contragosto, justamente porque aquela região estava deteriorada. O que mais me atraiu dentro do recinto era a varanda, que me permitiu observar a região a qual eu contemplava com imensas saudades. A Avenida São João, o Edifício Banespa, o Edifício Mirante do Vale, o mais alto da cidade (que muitas pessoas desconhecem e pensam que é o Edifício Itália), os postes devidamente conservados ilustrando uma belle époque de São Paulo, o Largo do Paysandu, e alguns outros edifícios que comporiam um belo cenário se não estivessem tão judiados.
Cheguei no ponto no qual eu gostaria de expressar aqui, depois de ter contado um episódio pessoal de minha vida. O centro de São Paulo é um lugar muito lindo principalmente para se andar a pé e admirar a arquitetura, mas à noite se torna um local inóspito, com sacos de lixo espalhados pela calçada e a miséria de algumas pessoas cujo quarto de dormir é aquela sarjeta. Este lugar tinha tudo para ser um local do qual teríamos orgulho de mostrar para nossos turistas, durante o dia e durante a noite também.
Há muito tempo escuto falar da revitalização do Centro. Sei que muito já foi feito, mas é preciso fazer mais. Dar dignidade para as pessoas que vivem nas ruas dando a elas um lar e um abrigo, limpar aquela região, revitalizar aqueles prédios de muros pichados, e outras pequenas ações que podem sim ser feitas, conscientizando a população da importância daquele Centro.
Acredito que o senhor pensa como eu, justamente pela responsabilidade de governar a maior cidade da América Latina. E por isto eu lhe faço este apelo com o Centro da cidade.
E acredito que muitos paulistanos ou não, pensam como eu. Eu me formei em Turismo, e uma das coisas que aprendi foi que uma cidade só é boa para o turista quando ela também é boa para o cidadão.
Obrigada por ler.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker