Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

CARTA ABERTA AO POVO CRISTÃO

Amigos,
Se queremos mudar uma sociedade, precisamos de muita oração. E oração é orar + ação. Nem sempre as votações estarão do lado de quem a gente defende, e muito pelo contrário, quanto mais o discurso "Porque Deus quis" aparecer, menos as pessoas vão apoiar, e isto é fato. Se quisermos defender algo, sejamos os mais racionais possíveis, com argumentos convincentes. O Estado é laico, ninguém vai votar a favor ou contra algo "porque Deus quer".
E eu gostaria de propor ações concretas para que a gente possa ser mais ativo na sociedade. Porque também muita coisa o Estado não vai fornecer, por mais que a política seja voltada para eliminação da pobreza, nem sempre as áreas que queremos poderão ser atendidas.
1. Assistência social para mulheres com gravidezes indesejadas e/ou atendimento médico para mulheres com gravidezes com riscos: Existe um projeto muito interessante chamado "Comunidade dos Santos Inocentes", de Samambaia, que presta este serviço. Porque a cabeça de uma mãe que está numa situação desta está a mil e haverá muita pressão dos dois lados. É preciso ouvir a mulher e dar todo o apoio necessário para que ela possa prosseguir, sem prejudicar a sua saúde e muito menos a do bebê. É preciso prestar todo atendimento pré-natal para cuidar da grávida nesta situação. Lembrem-se que agora a mãe decide. Se ela quiser manter a gravidez, ótimo, que possamos dar toda esta assistência pra ela não se sentir desamparada. Se ela quiser tirar, que demos a assistência mesmo assim, mostrando com amor os dois lados da moeda, para ela também não se sentir desamparada. Mas sem forçar, a decisão final é sempre da mãe.
2. Políticas públicas para facilitação de adoções: Se ainda assim a mulher não tiver condições, que possamos deixar a criança com quem possa ter condições psicológicas e/ou financeiras para isto. Que facilitemos as adoções para qualquer caso de gravidez indesejada. Alguém elabore algum projeto de lei retirando burocracias deste processo. A Ficha Limpa começou assim!
3. Assistência psicológica para quem já abortou: Imagina agora se a mulher resolve mesmo tirar o bebê do seu ventre. Apesar do ocorrido, não podemos ir com todas as pedras pra cima dela, ela mesma já tem internamente muitas pedras voltadas para sua direção. Existe um projeto estadunidense chamado Rachel que presta assistência para estas mães, que, imagina, devem estar se sentindo muito vazias na alma.
E eu queria também pedir que já que estamos em vigília para os acontecimentos, que as pessoas se unam em vigília na véspera do dia 21/04 pois este dia será a marcha contra a corrupção. E que possamos fazer vigílias e vigilias contra toda e qualquer impunidade que aconteça. Pois se somos muitos a se manifestar agora, quem sabe nestes casos de corrupção, péssima gestão de governos e politicagens se a gente se manifestar, a gente  possa ter um papel essencial, e ser melhor vistos pela sociedade, como gente que além de orante, é pensante e militante.

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker