Pesquisar este blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

O REVIVAL DOS 90 VEM AÍ

Baseada no texto revival dos anos 80

Uma nova década começando, e como eu deixei explícito no Trash 00s, agora começa a pegar firme o revival dos anos 90. Então tudo aquilo que a gente gostava e ficou escondido na gaveta por muitos anos (como a coleção de CD das 7 melhores da Jovem Pan) vai voltar à mostra.
O problema foi que os anos 90 meio que moldaram o gosto musical na próxima década. Afinal, axé, pagode e sertanejo começaram a vir com mais força.
Então, por onde andará os cantores dos primórdios do axé que nunca mais desceram para o sul maravilha nem aparecem aqui no cerrado? Nina Catarina ("ô ô ô, reinará, o amor reinará, o mar reinará, o sol reinarááááá..."), Zé Paulo ("Deixa de bobeira, deixa de bobagem, já virou sacanagem", mas melhor conhecido pelo didático e aqui ilustrado pela falecida Margot de Porto Seguro "Rala o pinto"), Banda Reflexus, e por que não, Companhia do Pagode (autora do agora clássico "Na boquinha da garrafa", As Meninas ("Bom xibom xibom bom bom"), Banda Raça Pura (conhecido pelos sucessos "O pinto do meu pai" e "Samba Juliana", Terra Samba ("Carrinho de mão, padá, padabadabá..."), enfim, uma fauna rica e diversificada que não se escuta mais. Claro, sucessos puxados pelo É o Tchan, antigo Gerasamba.
No sertanejo, tinham os moleques Jean e Marcos (aqui ressuscitados pela Sônia Abrão) Maurício e Mauri (os irmãos do Chitãozinho & Xororó), Tiãozinho & Alessandro (irmão de Chitãozinho & Xororó + irmão de Leandro & Leonardo), Cleiton & Camargo (um primo do Zezé di Camargo & Luciano e um Milli Vanilli), Donizeti (Galopeeeeeeeeeeeeeeeeeeee....ira...), Sula Miranda, e outros que surgiram e desapareceram no Sabadão Sertanejo com o Gugu.
No pagode surgiram e desapareceram outros, como Razão Brasileira, Só Preto Sem Preconceito, Raça Negra, Ginga Pura, Sem Compromisso, Redenção...
E nas coletâneas das 7 melhores, os artistas poperô que vieram ao Brasil: Nicki French, Alexia, Masterboy (veio?), e por que não, Ace of Base, que eu vi o show em 1997.
E as bandas de um sucesso só? Vanessa Rangel, Vinny (mexe a cadeira), Fincabaute (Coisa de Maluco), e o "Tô viajando na onda nessa menina", Maurício Manieri (recém-saído da Fazenda).
Aguarde, dentro de um mês isto vai começar a acontecer. Quem viver, verá.

2 comentários:

JEAN GALEANO disse...

oi alias nem sei quem vc é, porem me deixa triste ao teclar no google e ver que você ( desconhecida) fala mal de outras pessoas que como você fazem da música a arte e vida.
não sou contra quem quer que seja, criticar ou falar algo a respeito.
so peço que por favor, antes de falar, faça uma busca, sobre jean e marcos e veja quantas coisas agente faz, as musicas que agente cria.

é legal falar mal ne colega, agora falar algo de bom que é foda.OPS. desculpa o foda ta.
so toma mais cuidado, pq nem sempre agente da direitos de alguem falar o que quer.
só respeitar ja ta de bom tamanho.

mesmo assim agradeço por lembrar de jean e marcos, sinal que te incomodo ( o útero, rim e os cambaus)

abraços
jean e marcos

Maria Barrillari disse...

Queridos Jean e Marcos, quanta mágoa em vosso coração!
Eu reconheço que já fui até pior a respeito de falar mal de artistas, mas isso em 200X. Neste texto, apenas estou fazendo um revival dos anos 90, do qual vocês participaram quando eram moleques (vocês não tinham 15 ou 16 anos?) Em nenhum momento falei mal da arte e da pessoa de nenhum artista aí citado, muito pelo contrário, o post se chama Revival que é justamente para reviver, relembrar artistas que foram sucesso na década de 90 e foram esquecidos pela grande mídia devoradora (o tal "desaparecimento" que eu citei no texto é isso). E só fiz este texto porque na década passada houve um grande revival dos anos 80, e estou torcendo para que nesta década os anos 90 estejam de volta com todos os sucessos antigos.
Queria mandar esta resposta diretamente a vocês, mas não sei se vocês retornarão a este blog. E pedir desculpas pelo mal-entendido, pois não foi minha intenção em nenhum momento falar mal.
Força, sucesso e viva os anos 90!
Maria Barrillari

eXTReMe Tracker