Pesquisar este blog

domingo, 5 de março de 2006

EX-TEPE OUT FLORIANÓPOLIS (em parceria com a foto.com.texto tour)

"24/02/2006
18:45: Hoje fui no centro de Floripa. Tem pouca coisa para ver, a não ser o mercado público, o camelódromo (aqui os camelódromos são tão organizados que tem até uma casa só para isso), e as igrejas, mas estas estão em reformas. Na rua Conselheiro Mafra, onde existe um calçadão, cambistas de ingressos da escola de samba e de mercado paralelo de casas de câmbio dividiam terreno. Pelos últimos, eu fui confundida com gringa.
Na Praça XV, blocos ensaiavam para o Carnaval. Um deles foi registrado em um link ao vivo na TV Record.
Depois eu fui tentar conhecer o Costão do Santinho. Tentar, pois nesta temporada não estão abertos à visitações. A diária p/casal custa R$ 700,00.* E além disso, a única coisa que vi foi um argentinozinho com uma camisa 10 do Corinthians. Samba, Tevez!
Dei uma passadinha na praia do Santinho, uma praia linda, com mar azul e ondas semi-fortes (menos que em Joaquina), onde teve uma etapa do campeonato de surf que foi até o dia 19/02. Que pena.
Depois fui na praia dos Ingleses, onde tem uma vila parecida com praias de Caraguá e predinhos de arquitetura neo-praiagrandense. A praia é simplesmente maravilhosa, mas depois falarei dela. Primeiro falarei da tainha escalada, uma tradição florianopolitana. O peixe é aberto e temperado com limão e sal e grelhado. Uma delícia. No restaurante que provei, o garçom me merguntou se eu era gremista ou colorado.
Voltando à praia, é maravilhosa. Mistura o mar com a mata e as dunas, mais até que Joaquina. No sul da praia, tem uma reserva biológica e um museu arqueológico submerso. As dunas atrás vão até o Costão do Santinho, e no mar, pequenas embarcações fazem a pescaria enquanto jet-skis passeiam.
Fatos interessantes:
- a passarela do samba se chama Nego Quirido.
- a micareta local será em maio e se chama Folianópolis.
- no Museu de Santa Catarina, a mulher de lá explicou que quando Florianópolis se chamava Desterro, os homens vinham e defloravam** à força as mulheres. Floriano Peixoto (o presidente, não o ator), chegou lá e degolou 283 homens para defender a honra das mulheres de lá.
* Meia pensão. Ou seja, ainda tem que almoçar.
** Nem todas. Muitas eram apenas possuídas.
"

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker