Pesquisar este blog

sábado, 17 de janeiro de 2004

SÃO PAULO 450 ANOS

Um amigo meu, paulistano do Bom Retiro, e que passou onze meses fora, disse que São Paulo é o melhor lugar para se levar estrangeiros, para eles não pensarem que Brasil é só praia e mato. De fato. Fomos ontem com mais um amigo que passou a infância em Cerqueira César (a região da Augusta, porque ninguém conhece pelo nome do bairro, e sim das ruas) até o Espaço Unibanco para assistir "Adeus, Lênin", um filme alemão que fez sucesso na Mostra. O filme é muito bom, mas como estamos falando de São Paulo, esqueçamos Berlim.
A região do Espaço Unibanco é cheia de intelectuais, estrangeiros, artistas, alternativos, GLS e vendedores de livros usados. Depois, subimos a Rua Augusta (aquela que na Jovem Guarda se subia a 120 por hora) para passear na Paulista. Ah, sim, a Paulista, que na época de faculdade passava uma vez por semana, às vezes com pressa, mas nunca deixava de admirar! Passamos pelo Conjunto Nacional (onde em cima tem um relógio do Itaú), por dois McDonald's (a Avenida Paulista tem cinco McDonald's sem contar os dos shoppings), pelos bancos e seus prédios bonitos que ficam enfeitados no Natal, pelo Parque Trianon (um pedaço de verde no meio do cinza), MASP (que avança pela avenida, eu nunca entrei), Gazeta (onde eu fui assistir à gravação do piloto do programa do Falcão, fora do ar desde 1998), até chegar na FNAC que inaugurou em frente a Gazeta.
Nos calçadões da Paulista, burgueses e peões faziam happy-hour, e jovens brincavam de embaixadinhas até a bola cair numa loja de calçados, hippies vendendo bijuterias, barraquinhas de comida a um real, artistas vendiam quadros comemorativos de São Paulo pra gringo, moleques de rua brincavam e pediam esmola, e eu tirando fotos (e nem turista era).
Ficamos na FNAC até escurecer, e quando saímos, as antenas iluminavam nossa noite, a noite paulistana, a noite da Paulista.

GRANDES FRASES DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
"Do jeito que você me olha vai dar namoro" (Bruno e Marrone, entrando no hall da fama pela segunda vez)
eXTReMe Tracker