Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2005

PANORAMA DO TURISMO NO BRASIL

Depois do polêmico post Entenda a Crise Geopolítica Internacional, o MaFê's Reality Show volta a polemizar.

A situação do turismo no Brasil era promissora em âmbito universitário no ano 2000. Por todas as circunstâncias até mesmo de data (o último ano do século XX), muitas pessoas diziam que o Turismo é a profissão do século XXI. Nessa promessa, mais de 1700 pessoas fizeram o vestibular de Turismo da USP naquele ano, dando assim a maior relação candidato/vaga do curso (54c/v). Trinta alunos passaram pelo funil do vestibular, e entraram. Ao entrar, mal sabiam o que esperavam.
Não, não foi somente o cavalo, o caminhão, a Caracu e outras histórias. Cada um daquele curso tomou um rumo diferente do que estava esperando, e o curso tomou um rumo diferente do que a gente estava esperando.
Acauã, por exemplo. Ele foi o primeiro a abandonar a barca, fazendo isso logo no primeiro ano. Lígia, que fazia junto GV, largou o turismo por aquilo que mais combinava com ela. Victor veio, viu e voltou. Mariane, da mesma leva, veio, viu, mas continua, assim como Renato (os três últimos, saídos da FFLCH).
Outros tentam algo por fora. Nakama fazia Direito na PUC, JP, no Mackenzie. Cris, Ana, Robi, irão tentar Adm depois de formadas. Denise fez Panamericana.
Muitos não trabalham na área. JP e Ana são funcionários públicos. FêP, Bianca, Damiana, Aline, Thiago e Leo são bancários. Marcos ainda trabalha em cursinho. Denise trabalha na área... da Panamericana. Celina, tão formada quanto FêP, dá aulas de inglês. Alguns estão desempregados, como MaFê, Robi, Cris e Cíntia.
Tem alguns que trabalham na área, mas poucos são os bem-sucedidos, como Edu. JuBet começou um estágio... de dois meses, mas tem grandes chances de continuar. Ewerton tem grandes chances de continuar na área da pesquisa. Mariana trabalha em hotel. Eli e Dani, em agência. JuLie faz eventos voluntários na sua associação.
Os outros, não sei ao certo o que fazem. Marina tinha voltado da Inglaterra com emprego garantido. Paulinha, dos EUA. Greta estava fazendo pesquisa até onde eu sei. Mayra tinha um bom serviço. Mas o dado mais assustador vem agora:
Márcio, o que menos se esperava, agora dá aulas de turismo em um curso profissionalizante! Pode?!

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker