Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

ORGANIZANDO 2012 - A dona de casa desesperada

Cada ano tem sua especificidade. Ano passado eu tive como meta apertar os cintos, no projetinho chamado Regulando 2011, aproveitando que nos anos anteriores desde que eu cheguei em Brasília eu sempre via uns cartazes "Liberando 2009" e "Liberando 2010". Como no final de 2010 não havia nenhum cartaz "Liberando 2011", eu resolvi fazer a campanha "Regulando 2011", um plano de austeridade.
Agora o cartaz é "Projetando um 2012 de sucesso". Mas além de eu projetar o sucesso na carreira musical, era preciso antes de mais nada organizar a casa. E eu estou seguindo uma escala própria, baseada no FlyLady e em outros blogs. Até porque tem coisas no FlyLady que eu mesma não entendo o porquê de colocar lá, como vestir calçados de amarrar logo ao acordar (ou fechados). Sendo que pra tarefas domésticas, sempre vi minha mãe usando o bom e velho chinelo de borracha. Enfim, mas o método me ajuda e muito a lidar com a limpeza e arrumação da casa.
E agora, este blog aqui está fazendo os 366 Toques de Organização, que são dicas diárias para arrumação da casa. E eu pretendo divulgar aqui semanalmente o resultado de cada.
Dia 1: Tenha uma agenda
Antes mesmo da dica aparecer eu comprei uma que já escrevi até em dezembro. Sério, dia 21/12 marquei "Fim do mundo cancelado por falta de estrutura". Tarefa cumprida.Dia 2: Reserve um momento só seu
Sim, pessoas, porque não só de trabalho vivemos. Aproveitei e fui para uma pizzaria para comemorar um aniversário , rever amigos e saborear as pizzas doces que tem menos mussarela em Brasília. (Sim, paulistanos, todas as pizzas doces aqui têm mussarela, até as que não combinam!). Tarefa cumprida com prazer.
Dia 3: Limpe as janelas
Como eu já estava saindo quando eu vi a tarefa, eu só consegui limpar uma janela, e aí entra a história de usar os sapatos com cadarço. Eu já estava com roupinha de trabalho, e água, detergente e calça preta não combinam muito a não ser que você vai lavá-la. Tarefa parcialmente cumprida.
Dia 4: Aspirar
Chegando em casa, foi a primeira coisa que fiz. Claro que antes coloquei uma "roupa de briga" (a roupa mais furreca e confortável, aquela que ninguém precisa saber que você tem) para fazer a limpeza. Subi tudo que podia subir, desci o aspirador e vupt! A doida aqui quis aspirar até o tapetinho do banheiro, mas vendo que ele quase foi parar dentro do aparelho, desistiu. Tarefa cumprida.
Dia 5: Confira sua despensa
Isto já vinha fazendo antes, até porque tinha cozinhado na noite anterior. Mas aproveitei para fazer um rapa em toda a despensa (ou melhor, na cozinha, porque depois que sofri um ataque de bichinhos cereal killer, larguei de estocar na despensa mesmo). Vasculhei a geladeira e o freezer que estava um iceberg puro (agora entendo um Titanic) em busca de coisas pra desovar. E agora está tudo em ordem. Tarefa cumprida.
Dia 6: Faça uma lista dos aniversários
Eu também estava meio que fazendo isto antes com os nívers da parentada, o único problema é que eu não sabia os dos cônjuges (Facebook está aí pra isso!). Aproveitei e coloquei os aniversários dos "meninos da banda" (SP e DF) e dos laugianos. Tarefa cumprida.
Geralmente eu guardo estes itens no dia de Santos Reis, mas no dia esqueci de guardar o presépio, e neste dia aproveitei e guardei. Ainda deixando uma memória pra comprar uma nova arvrinha de Natal, pois na minha, a inscrição "Merry Christmas" está quebrada, com o Merry de um lado e o Christmas do outro. Ah, tinha também para fazer este ou algum outro programa em família, mas... enfim. Tarefa cumprida a R$ 0,25.
Semana que vem tem mais um capítulo da Saga "Organizando 2012".

5 comentários:

Roseli Gomes disse...

Bom dia M´!!
Nossa... fiquei muito feliz em saber que o CHECKLIST já correu mundo e chegou em Brasília... Yes, parabéns pelas tarefas cumpridas... vamos lá para outra semana de organização..

Risos - o Sapato de Amarrar é para a pessoa evitar ir para a cama ou sofá "dar uma esticadinha" e cochilar... fica com preguiça de desamarrar e amarrar...

Eu também uso a velha e adorada sandálias de borracha (havaianas, Ipanema... etc)

Obrigada pela divulgação...

Bjins

FLYRoBrasileira
www.flyrobrasileira.blogspot.com

Yannis disse...

Eu acredito que os sapatos sejam pra caso tenhamos que sair pra uma emergencia a gente ja esteja pronta.
E eu acho otimooooo estar arrumada e em casa. Eu nao uso short e camisetao, vivo sempre arrumada. Ja era meu costume.

Sonia Rocha disse...

Muito bom o seu resumo, adorei.
As vezes não consigo cumprir a tarefa do dia, acabo me distraindo com outras coisas.

Roseli, adorei a explicação dos sapatos de amarrar, nem fazia idéia que era isso, rsrsrs

Roseli Gomes disse...

Bom dia Meninas!!!

A explicação da Yannis complementa, a ideia é essa: estarmos sempre prontas para algo...

Bjins e tenham uma ótima semana!!!

Hélida disse...

"dia 21/12 marquei "Fim do mundo cancelado por falta de estrutura"." hahahaha. Seu senso de humor é ótimo!

eXTReMe Tracker