Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

ORGANIZANDO 2012 - A dona de casa desesperada

E começamos mais uma semana de organização. Reparem que os textos são escritos no calor do momento, para ficar bem representada a diferença dos dias.
Esta semana, terá uma novidade. Se a tarefa me inspirar, eu vou colocar um exemplo de "trilha sonora" das que eu escuto fazendo a tarefa, pra animar um pouquinho a quem visita.
E vamos às atividades da semana:
Dia 22 - Sessão "rapa" nos livros
Tenho poucos livros, prefiro ler e não precisar comprar do que comprar, ler e deixar criando pó na estante. Aproveitei que estava na casa dos meus pais e fui ver alguns livros que sabia que eram meus mas que por um motivo ou outro não foram até Brasília. Alguns deles eu vou levar pra doar (minha bolsa de viagem irá lotada pra casa!), e outros eu vou ler primeiro pra depois doar. Em Brasília tem uma iniciativa muito interessante promovida por um açougue! Sério, o açougue T-Bone é conhecido por ser açougue cultural, pois ele recebe livros doados e os distribui nas paradas de ônibus para as pessoas lerem enquanto aguardam o "baú". Este açougue ficou tão conceituado que eles conseguem trazer pra Brasília shows gratuitos de cantores consagrados como Zé Ramalho e Milton NascimentoA tarefa será concluída quando voltar pra Brasília, mas minha mãe já quer que eu passe mais dias em São Paulo para destralhar mais coisas.
Dia 23 - Sessão "rapa" nas roupas
Chegando em Brasília (sem espaço na bolsa pra carregar aqueles livros) tenho uma missão que pretendo estender para a minha próxima ida a São Paulo: a sessão rapa nas roupas. A tarefa é se livrar de roupas que você não usa há mais de seis meses. Eu poderia adaptar muito bem para roupas que não me sinto mais à vontade para usar, pois aqui por exemplo eu não conseguiria usar roupas de frio intenso, mas é importante tê-las porque vai que eu queira viajar para um lugar frio sem precisar passar por São Paulo (onde estão a maioria das minhas roupas de frio). E ficou um monte de roupa lá que simplesmente não me vejo mais usando. Pois bem, não foi Campanha do Agasalho, mas consegui separar várias roupas de frio que jamais usaria novamente ou que não teriam necessidade. "Vagou" até um compartimento do armário. Tarefa cumprida. (Trilha sonora "inspiradora": Dominó - Manequim)
Dia 24 - Consultar a previsão do tempo antes de escolher a roupa
Apesar de ter nascido e crescido em São Paulo, onde o clima te prega peças, ao me mudar para Brasília, eu senti que o clima daqui seria mais organizado, com um verão muito chuvoso e um inverno muito seco. Tá, aqui eu sempre levei mais em conta o quesito chuva/seco do que o calor/frio, e muitas vezes passo dezembro e janeiro reclamando que tenho que usar casaco (recomendo alguém hoje assistir ao jornal e ver a previsão do tempo. Está o Brasil todo laranja e vermelho, e Brasília e Curitiba amarelos). Porque em São Paulo, chove e refresca; em Brasília, chove e esfria. E a previsão do tempo para a semana é de chuva todo santo dia (Nota do dia 26: finalmente parou de chover), mas pelo menos vai voltar a esquentar (até usei saia, coisa que adoro, mas que com um tempinho assim não dá pra usar). Tarefa cumprida.
Dia 25 - Doar o que não usa mais
Que coincidência! Enquanto eu aguardava a publicação desta tarefa, estava ligando para a ONG 100 Dimensão para doar eletrodomésticos que não funcionam mais. Esta é uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos (Falha nossa: eu disse "lixo" no telefone, mas "lixo" é o que não tem mais serventia nenhuma) que fazem reparos nestes aparelhos, e os reaproveitam transformando em arte. Fazem trabalho social e têm o reconhecimento do SEBRAE.  Para quem quiser doar, a ONG fica em Riacho Fundo na beira da rodovia BR 060. Hoje de manhã levei algumas revistas previamente separadas (antes do rapa dos livros programado no dia 22) para o T-Bone. E as roupas do rapa do dia 23 estão reservadas num cantinho para na quinta-feira eu levar para os vicentinos da igreja (onde eu sempre faço doações). Tarefa programada.
Dia 26 - Localize seus controles remotos
Por incrível que pareça, desde o ano passado eu senti esta necessidade, na verdade de arrumar minhas canetas e lápis, e por conseguinte os controles remotos da vida (se bem que são poucos, né). Comprei um porta controle remoto e uso ele pra guardar os próprios, lápis, canetas, artigos de papelaria e até as chaves. Tarefa cumprida.
Dia 27 - Lencinhos umedecidos
Antes estes lencinhos eram lencinhos de avião. Eu não conhecia os lencinhos "de bebê" até o dia do Vide o quê, que a gente ia sair depois do teatro e a atriz Lilian França nos deu lencinhos umedecidos para retirarmos a maquiagem e não sairmos na rua com cara de drag (Crianças, maquiagem para palco é um mundo bem diferente...). A dica de hoje é para utilizar estes lencinhos na limpeza, misturando limpador multiuso para limpar. Estes lencinhos não deixam de ser práticos, e eu acabei comprando um pote para experimentar. Tarefa cumprida.
Dia 28 - Limpeza externa da casa e ver pequenas reformas
Coincidentemente estava planejado para o domingo com a visita dos meus pais as reformas mais urgentes: a do meu box e as cortinas. Tarefa cumprida.
Nesta semana, aprendemos a importância de destralhar as coisas. Quem mora numa lata de sardinha, sabe muito bem disto, e menos é mais (nossa, agora me senti o Geninho da She-Ra!)
E semana que vem tem mais Organizando 2012 - A dona de casa desesperada.

Um comentário:

Roseli Gomes disse...

Boa Tarde Mafê!!

Estou atrasada essa semana, mas vamos cumprir nossas Missões da semana!!

Vou caçar em meu repertório algo bem animado, pois quero "levantar" a poeira e por a casa em ordem hoje, sem falta!!!!

Bjins

FLYRoBrasileira

eXTReMe Tracker