"Tributo aos artistas falecidos de 2012"
A ideia começou quando eu tinha me recuperado do calo nas pregas *UI!* vocais, porque eu não pude durante meu tempo de quarentena fazer alguma homenagem a dois grandes artistas que morreram naquele período e que são de certa forma uma fonte de inspiração pra mim, a Whitney Houston e o Wando Robin Gibb. Então eu coletei os dados dos artistas que iam morrendo pra fazer este medley (chegou em novembro eu pensava "Para de morrer, gente, que não cabe mais música aí!"). Está aí, eclético e eu diria esquizofrênico!
Ficaram de fora inclusive gente importante como Altamiro Carrilho, Peri Ribeiro e Ravi Shankar, mas eu não soube encaixar músicas deles aqui. Inguinorança minha.
Ano passado foi o sucesso a compilação de cantores e artistas que brilharam de uma forma ou de outra. Este ano tem uma novidade: vou incluir também as gravações no SoundCloud, porque tem muita gente boa que gravou lá e nem põe nada no youtube.
Uma observação: Muita coisa que eu fui coletando ao longo do ano deixou de existir ou saiu do youtube. Mas o que temos hoje dá pra fazer um senhor especial. VEM COMIGO!
Choubisnes coletivos
Hair - A era de Aquário
Da mesma produtora do Rent, com uma boa safra deatores/cantores que inclusive participaram ano passado, o musical mais paz e amor de todos os tempos teve sua versão em Brasília com direito a este videoclipe muito bem produzido. Destaque para Carol Araújo e Isabelle Luz, as Dionnes da vez.
Actus Produções - Os Saltimbancos
Au au au, i-ó-i-ó, miau miau miau, cocorocó. A produtora Actus também preparou esta linda peça para o público infantil.
Coral Marista de Brasília
Em comemoração aos 20 anos de sua existência, o Coral Marista, sob a regência de Dani Baggio, fez uma apresentação chamando coralistas atuais e antigos membros, como os laugianos Ricardo Calixto, Guilherme Bezerra e Lucca L'Abbate.
Brasília Big Band - Todo azul do mar
A Brasília Big Band é uma orquestra popular que também participou da peça Rei David. Aqui vocês veem um pouquinho do trabalho deles (pena que a música que eu achei mais legal foi gravada em 2011)
All Black Band - Happy Ending
Tive a oportunidade de conhecer esta galera cantando na despedida do Ricardo Taveira, o "rei do rente", do Brasil. Foram com eles que eu cantei Backstreet Boys como nos velhos tempos.
Banda Arcanjos Celestium - Quem nos separará?
Este ministério de música de Sobradinho participou com a gente do festival Puro Som, sendo mais um grupo franciscano a concorrer.
Tributum Laudis - Tudo me leva a Deus
Esta música eu escrevi para o festival Puro Som, e chegamos com ela à semifinal!
Banda Larga - Rock and roll
It's been a long time... os primos Luiz Carlos (ex-BNA) e Milton Montenegro (ex-Guarda do Conde) estão fazendo no interior paulista uma sonzera muito boa com esta banda de rock.
Duo Barros
E diretamente do interior paulista para os palcos europeus, os irmãos Fernando e Wellington Barros estão cantando bossa nova para belga ver, ouvir e se encantar.
Fernando Bastos e Maria Barrillari - Namorando
Não, a gente não está namorando um ao outro, hehehe. Mas cantamos esta música em um casamento, com Emânuel Costa no violão, Pedro Gontijo no clarinete, Raíssa Bisinoto na flauta e corticoide na veia.
Grupo Pockets - The Real Pocket's show
O Grupo Pockets, de onde eu participei com a peça Vide o quê, está ensaiando material novo, como vocês podem ver. Eu acho esta música do começo muito lindinha, mas eu não sei o nome, alguém me ajuda?
Ordinarius - As long as you love me
O gupo vocal Ordinarius é de lá do Rio de Janeiro, nós o conhecemos no festival Brasil Vocal 2012, e eles fizeram uma versão tão diferente da música dos Backstreet Boys que até o Kevin Richardson retuitou.
A prova dos 9: Pedro Eduardo do The Voice, Maria Barrillari do Laugi, Renata Jambeiro do Hair e Thaís Uessugui do Rent. Pedro Eduardo e Thaís Moreira - Volta pra mim
Gente, pode colocar friends of friends? Isto está virando meio facebook, mas eu não poderia deixar de prestigiar dois talentos locais. Pedro Eduardo cantou no projeto Um Mundo Bem Melhor (foto), e Thaís é filha do seu Marco Aurélio lá da igreja. Como Brasília tem 3 pessoas, nada mais justo do que colocar... OH WAIT! A Globo não entuba seus vídeos do The Voice, portanto se você quer ver o duel(t)o dos dois, clique aqui.
Laugi - Manuel
E finalizando com chave de ouro, claro, o Grupo Laugi, na sua versão Laugi 7, que foi o grande campeão do concurso de grupos vocais do Brasil Vocal 2012.
Laugi - Madalena
E além de ganhar como melhor grupo vocal, o arranjo de "Madalena" foi escolhido o melhor arranjo do concurso Brasil Vocal 2012. Reparem a minha falta de intimidade com o espelhinho.
Choubisnes individuais
Chris Dantas - Angel
Chris Dantas já foi laugiana, fez a intervenção mais fofa da música "Um mundo bem melhor" e este ano se dividiu entre o coach vocal da versão brasiliense de Hair e o concurso "Mulheres que Brilham", do programa Raul Gil, no qual chegou à semifinal.
Emânuel Costa - Estudo em Lá menor
Emânuel é violonista do ministério Tributum Laudis, e aqui você pode acompanhar o talento dele com a primeira música instrumental a aparecer no Fantástico Choubisnes.
Passo Largo - Black Sabbath
E falando em instrumentistas, Marcus Moraes tocou no show do Laugi em 2011 e está tocando rock instrumental nesta banda em 2012.
Lívia Dias - Dona felicidade
E o Laugi conta com a sua mais nova (em todos os sentidos) integrante, que, aqui, faz uma versão muito fofa de um sucesso do Trem da Alegria. Destaco que ela nasceu depois que o Juninho Bill saiu do grupo.
Giselle Rhaylla - Sou feliz
Giselle este ano participou do concurso online de intérprete católica do Frei Alex Nuno e foi a grande vencedora cantando "Sou feliz".
AnaBarreto - Olha pra mim
Ana Barreto é cantora do Laugi também e este ano se aventurou no SoundCloud mostrando esta bela música e todo seu talento.
Hudson Borges - Je t'aime
Hudson foi o Roger de Rent ano passado, e hoje se mudou para o interior de São Paulo, mas a música não sai dele.
Vanessa Guelfi - Glorybox
Vanessa foi a primeira citada do Fantástico choubisnes. E está nos palcos de onde nunca devia ter saído com a banda RockNews e gravando este cover do Portishead pra gente.
Marcelo Café
Um pot-pourri deste cantor de samba que já ganhou até um post neste blog.
Litieh - Comportamento geral
Recém-saído do forno, a cantora de apoio do musical Rei David mostra seu talento tocando no violão esta música do Gonzaguinha.
Maria Barrillari - A gente dá certo
Bem, alguém mostra isto pra Sandy e Júnior, façavor? Se eles comprarem a minha ideia, este vídeo bomba!
Luiza Lapa - Astonashing
Depois de se mudar para Santa Catarina para cantar no elenco de Beto Carrero World, Luiza Lapa está de volta!
Rogério Guedes - If I can't love her
Como eu já tinha semi cantado a bola em 2011, em 2012 Rogério seria um sucesso. Isto porque ele foi o mordomo Tropesso do musical Família Addams, aquele que a Marisa Orth foi a Mortícia.
Banda Inside - Black
Aqui também vou usar o "friends of friends" para colocar este vídeo. André Amarelo é professor de canto (ia ser coach vocal do Tributum Laudis, mas não deu...) e vocalista da banda Inside (não confundir com Inside Inc., a banda dos Barbosa, Victão e Miltinho cujos vídeos de "How you remind me" e "Cochise" sairam do ar e eu não tenho mais amostra deles). E esta é uma versão de uma música do Pearl Jam que eu adoro!
André Quatorzevoltas - É para isso que eu sirvo
André, que já teve música como tema de BBB, (aquela "Gomo de mixirica não saia daqui" é dele), vem este ano com um clipe superproduzido no lago Paranoá.
Age of Arthemis - Take me home
Alírio Netto foi coach vocal do RENT e vocalista do Khalice, a banda que abriu pro Guns'n'Roses, lembra? E lança esta balada rock com sua nova banda.
Priscy - Isso me lembra você
Depois do sucesso do webhit do ano passado, Priscy agora vem com uma balada ao piano.
Juventude Moriah - Para nossa alegria
E para encerrar, em vez de um choubisnes virar webhit, como a Priscy ano passado, este ano um choubisnes aproveitou-se de um webhit e fez este vídeo. O Ministério de Música Juventude Moriah, da tecladista Juliane Mayara.
Eu nem pensei em postar nada, mas o fato do Corinthians estar disputando um título no Japão me fez criar esta série que eu só vou colocar música se o Corinthians ganhar. Como nesta, eu estava saindo de casa e ouvi o pessoal gritando e só me toquei que era o jogo, só deu tempo pra pensar nisso.
Então segue uma música para o pessoal que está jogando no Japão.
Avante Issamu Minami!
Lute Black Kamen Rider!
Vai Curíntia!
Para quem vem acompanhando a minha saga de volta aos palcos, na semana passada o grupo Laugi foi convidado para ser pit singer (ou coro fixo) de um musical do aclamado diretor Hugo Rodas, chamado "Rei David". Tudo começou quando recebemos as músicas para ensaiar, eu coloquei no celular e ele sumiu. Que beleza! Mas depois consegui ouvir as músicas e escutar bonitinho durante as férias. Os ensaios de coro começaram na semana anterior, numa segunda-feira extremamente chuvosa, que me fez provar que no fim do mundo, vou me salvar porque dirijo igual a protagonista de filme-catástrofe. Naquele dia conhecemos um pouco da peça que só tínhamos ideia pelo áudio do ensaio. Os ensaios nos foram familiarizando com o tema. Mas a semana decisiva foi do dia 26 em diante, quando passamos as noites inteiras de segunda a domingo dentro da UnB para ensaiar e apresentar. A nossa função era ficar sentado escondido do lado esquerdo do palco (direito para quem assiste) numa plataforma de madeira (nada para quem subia e descia aquela plataforma do RENT umas 45 vezes), cantando o nosso melhor. A bunda doía nos primeiros dias, e aí era engraçado porque às vezes os atores de tanto trabalho corporal queriam estar sentados, e a gente queria estar se mexendo no palco. A cada marcação, a cada repetição, a cada erro, a cada acerto, a cada "bronca" do diretor, íamos aprendendo e absorvendo. Alguns atores nos chamavam a atenção pela sua presença, tensão e tônus muscular. E o que me chamou a atenção foi a atriz e cantora Aida Kellen, solista de duas músicas, e cantava mais do que muita menina de musicais à Broadway de Brasília. Mas para mim foi uma experiência interessante: não houve o frisson de entrar em cena justamente por eu estar escondida. Outra coisa foi que tínhamos pastinhas para colocar as músicas e usaríamos pequenas lanternas para nos acompanhar. No primeiro dia eu usei a do celular e ele me caiu na segunda sessão, aí desisti. Mas aos poucos a gente foi decorando quase todas as músicas, isso porque decoramos praticamente a peça inteira, lembrando sempre das frases mais marcantes durante o dia. O bom de estar sentado escondido numa posição estratégica atrás do palco é que a gente via as cenas de um ponto onde ninguém teria ideia. As entradas e saídas de palco, a mão do regente da Brasília Big Band Ademir Júnior, alguns "satz" de alguns atores que da plateia ninguém jamais imaginaria ver, e alguns segredos de peça que não serão contados, mas que a gente via a reação da plateia e achava muito interessante. Todas as sessões eram praticamente cheias, e foi muito gratificante ver meus colegas de trabalho (em todos os sentidos) nos assistindo, ou melhor, assistindo a peça e nos ouvindo. A hora de concentração do palco muitas vezes contava com o aquecimento da orquestra, que tocava de Cartola até Araketu, passando por É o Tchan e Dire Straits. E no último dia, o elenco, o grupo e o regente da orquestra se uniram em roda para transmitir aquela energia e gritar: "Vocês são meus, vocês são os homens de David!". No domingo, eu estava sem voz, fiz um aquecimento lascado e ainda consegui dar 40% do que eu geralmente dou. Mas foram dez sessões intensas, corridas, cantadas, improvisadas, com toda a atenção e energia necessária para o palco. E entre uma sessão e outra no domingo, apresentamos Kid Cavaquinho para o elenco de atores que aplaudiu forte a gente. É, estamos todos juntos neste barco, querendo levar arte às pessoas. Há três anos, eu, Maria Barrillari, abandonei uma porta que se fechou de repente e resolvi procurar cantar e atuar desesperadamente por Brasília. Hoje, as portas se abrem e eu posso dizer que sou feliz no que eu faço.