Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de outubro de 2003

MENINA VENENO ESPECIAL: 20 ANOS DE VIDA SIMPLES

Temos hoje o aniversário de Gabriela, que nasceu em 28/10/1983, e mora em Florianópolis. Ela desencanou de escrever, mas está amando o curso de psicologia, apesar do cursinho para o concurso que ela quer não prestar.
20 ANOS VIVENDO DE UMA MANEIRA QUE SUA VIDA SEJA NOTADA E SUA AUSÊNCIA PERCEBIDA
Também é o aniversário de Regiane, que nasceu em 28/10/1983, e mora em São Paulo. Ela fez o blog para uma pessoa, e acabou não precisando mais em maio.
20 ANOS DE JORNAL
E também o aniversário de Cinthya, que nasceu em 28/10/1983, e ama o Júlio. Ela desejou feliz aniversário a sua mãe e mais duas amigas que comemoraram em setembro.
20 ANOS NÃO ESTANDO NEM AÍÍÍÍÍ
Tem também o aniversário de Fernanda, que nasceu em 28/10/1983, e está cheia de planos a cumprir o mais urgente possível. Ela, como qualquer outra Menina Veneno, quando se acostuma a idade, sempre chegou a hora de completar mais um ano.
Mil felicidades a mais estas Meninas Veneno!


MAFÊ MOSTRA A MOSTRA
Fim de semana, depois de uma overdose de cuRtura na televisão brasileira, assistindo às apresentações de Br'Oz (o Rouge masculino) mais a garota-tô-nem-aí nos programas do Gilberto Barros e do Gugu, o lado bom da força derrota a força maligna com cara de Robinson Anjinho (faz tempo que ela não aparecia aqui!) com um grito meio drummondiano:
- Vá, MaFê, vá fazer algo útil na vida!
Foi aí que apareceu a 27a Mostra BR de Cinema. Um universo cheio de filmes legais que não passam em um cinema normal por causa do Governador do Futuro e do Incrível Huck.
Mas sempre estava sem tempo, e hoje com a cara e a coragem (e um ponto facultativo), fui ao Centro Cultural assistir "Absolutamente certo", um filme brasileiro da década de 1950 produzido, dirigido e representado por Anselmo Duarte, que fazia o papel de um tipógrafo que sabia de cor a lista telefônica da cidade de São Paulo (no tempo que os telefones tinham 6 dígitos). E o filho do seu chefe era um mafioso que mexia com apostas e levou-o para participar de um programa de auditório chamado "Absolutamente certo" (o "Show do Milhão" da época). Temos também a Dercy Gonçalves fazendo papel de futura sogra do coitado, já daquele jeito que a conhecemos hoje (com a diferença que ela hoje tem uns 50 anos e uns trocentos palavrões a mais). Destaques do filme (e da sessão):
- Nos créditos iniciais, aparece o nome de Valentino Guzzo. Para quem tem mais de 20 anos, ele era ninguém menos que a Vovó Mafalda. Mas procurei, procurei, e não consegui reconhecer. Devia ser figurante, pois nem nos créditos finais apareceu personagem.
- O filme tem um formato de comédia, misturado com pancadaria aos moldes da época e os números musicais impressionantes. De se matar de rir quando a Dercy Gonçalves pega um oboé (ou algo parecido) e "toca" e canta "Jura". Outro ponto forte é a presença do Trio Irakitan cantando "Zezé" em português, espanhol, inglês e italiano.
- Ainda na parte musical, quando o cantor Almir Ribeiro aparece para cantar a misteriosa "Onde estou", um gaiato do fundo do cinema responde: "No Centro Cultural São Paulo!"
- O filme, que foi restaurado pela Cinemateca, é uma relíquia que também apresenta o primeiro rock tocado no cinema, e a guitarra que aparece é igualzinha a minha!!! Incrível como depois de quase 50 anos ela continua moderna.
Rânquim MMM: ****

APROVEITANDO A CHEGADA DO DIA DAS BRUXAS PARA AMASSAR AS ABÓBORAS


You don't go around expressing your opinions to others,

and it's not like they mind it either. It doesn't matter to

you though. Who needs them. You've got your red pearls.

Oh shit, that blond-haired chick went and glued them to a

piece of cardboard that is supposed to eventually be your

"album cover". Aww man, what's next? Are you gonna have

to play her instrument too?


Which Smashing Pumpkins album are you?
eXTReMe Tracker