Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2005

MAFÊ MOSTRA UMA AMOSTRA DA MOSTRA

E o filme que foi visto ontem se chama "O Mundo" (2004), de Jia Khang-ke, que está concorrendo na categoria "Perspectiva". O filme conta a história de Tao, dançarina do parque temático World Park, em Pequim, onde existem réplicas de monumentos mundiais famosos, como a Torre Eiffel, o Taj Mahal e até Manhattan, com um World Trade Center que foi atacado dia 11 de setembro de 2001 e "ainda continua aqui". O parque é a sensação dos chineses que não poderiam sair do país. Tao vive impasses com o seu relacionamento com o guardinha do parque Taisheng, e também por passar o dia inteiro no parque, vive querendo sair e conhecer a China que ela não conhece. Paralela à história principal, Wei se vê controlada pelo ciumento namorado Niu, e tenta furar o bloqueio.
Destaques do filme (e da sessão):
- Conheci outra cinéfila que diz que os títulos do filme não atraem as pessoas para assisti-los.
- O filme é em chinês (não me perguntem se é em mandarim) com legendas em inglês e legendas eletrônicas em português. Desde "Tartarugas viradas", eu estou começando a achar as legendas eletrônicas muito mais completas que as originais do filme.
- Em determinados momentos do filme, quando Tao, Taisheng e outros se comumunicam através de mensagens de celular com as pessoas, algumas cenas são transformadas em desenhos animados.
- Muito emocionantes as cenas com a russa Anna, que também foi trabalhar no parque. Tao fala em chinês e Anna responde em russo, ou ambas tentam se comunicar por mímica, mas as duas se entendem e iniciam um laço de amizade forte.
- No elevador da "Torre Eiffel", a música incidental é "No llores por mi Argentina".
- O filme é longo e denso, mas como tinha marcado de sair, tive que sair antes do final da sessão, causando um bafão em algumas pessoas.
Rânquim MMM: ***

Nenhum comentário:

eXTReMe Tracker