Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de setembro de 2002

ALGUÉM FALOU NO FIM DO MUNDO E O FIM DO MUNDO JÁ PASSOU ou MEU 11 DE SETEMBRO

Como eu só comecei a escrever em dezembro do ano passado, toda a história do meu 11 de setembro ficou obscura. Mas é só prestar bem atenção e vai ver que, pra variar, teve todo um contexto.
11/09/2001
Acordei na praia com a notícia da morte do prefeito de Campinas. Estava em Guarujá. O assunto mais comentado lá na praia era aquela onda gigante do Fantástico, aquela que ia cobrir o Nordeste (alguém se lembra?). Me despeço das duas irmãs de Campinas que conheci (uma delas parecidíssima com a Mel Lisboa, mas isso é só pra encher linguiça), trocamos e-mails e telefones e fomos. O pessoal que tinha ido dia 10 botou praga para que chovesse e choveu.
Subi a serra. Comecei a voltar à realidade (preciso falar com o grupo de trabalho do Prof. Mário Jorge, preciso fazer meu texto de Inglês sobre o noticiário brasileiro, hoje é aniversário da Waleska....) enquanto subia a serra. Chego em casa, e vou checar meu e-mail. Ligo o computador, a primeira tela que aparece:
"Incêndio no WTC" Avião se choca e blablablá.... Grito: "Mãe, o WTC tá pegando fogo!" (No maior estilo "Mãe, o caminhão da Granero já chegou!"). Mas nem imaginava o que estava por vir......
"Ah, é nos Estados Unidos, vou ligar na TV à cabo pra ver o que a CNN fala e treinar meu inglês...." Aí aparece na TV o WTC pegando fogo (os 2), o Bushinho, o Giuliani com aquela cara de cu, o Arafat (epa! aí começa a ficar sério) e boto na Globo. Passando o WTC. Boto na Band. Passando o WTC. Boto até no SBT. Passando o WTC. Deixo na Globo onde Carlos Nascimento mostrava seu medo. Aí aparece a história do avião no Pentágono. Se vocês soubessem o medo que (ops, foi há exatamente um ano, porque agora são 09:47) eu tava. Não de acontecer com a gente, mas sim da resposta dos EUA.
Eu sempre odiei americano. Desde minha tenra idade, todas as meninas usando aquele moleton Ralph Lauren e desenhando a bandeira dos Estados Unidos e eu desenhando aquela bandeira enooooorme do Brasil cobrindo as outras bandeiras. Minha amiga (irmã da aniversariante) tinha ido pra Disney no começo do ano passado e me deu um lápis com um mapa-mundi na ponta. Eu sempre desconfiei do mapa do Brasil naquele globo. Esses dias, descobri o motivo: tinham anexado a Bolívia....
Aquele dia também pensei: "eu, eu, eu, americano se deu mal" e fui tentar fazer o trabalho de inglês. "Ah, não, todo mundo vai falar desse atentado (naquela hora já se falava em atentado) e eu já comecei a fazer um texto sobre as revistas de fofoca... NÃO VOU MUDAR!"
Acesso o ICQ e vejo a reação do pessoal no mundo. Os americanos se cagando de medo, os dinamarqueses Correção: além de não aguentarem mais ver, eles achavam importante participar da história mundial, os brasileiros.... bem, vocês se lembram da "rainha do falsete"? Pois é, ela me começa um diálogo mais ou menos assim:
Rainha do Falsete: "Tô morrendo de medo"
MaFê: "Calma, não vai acontecer nada... Bush deve ser fogo de palha"
RdoF: "Duvido muito. Só tem uma coisa pior que orgulho de americano, é é orgulho de viado americano!"
MF: "Sei lá, mas o jeito é ficar tranquila, pois se acontecer alguma coisa, será com eles. Americano é tonto e fraco, e isso provamos hoje" (nota: Provamos? Será que MaFê tem culpa até no 11 de setembro?)
RdoF: "Espero"
MF: "Mas fica calma, vc num tem fé? Vai cantar no coral da igreja e não tem fé?"
RdoF: "Tenho fé, mas tanta fé que sei que estamos no apocalipse faz tempo!"
Aí eu fui engatar uma conversa normal, porque desde um tempinho a gente não se falava:
MF: "E aí, o que tem feito de bom?"
RdoF: "Tô morrendo de medo!! O México não é tão longe dos estados unidos!" (Nota: *!?)
MF: "Ai eu sabia..... sabia que vc estava pensando com o que pode acontecer com ele"
RdoF: "ele quem?"
MF: "Toda la nación mexicana...."
Bem, e aí ela começou a falar dos seus mexicanos e blablablá... Mais tarde ela volta:
RdoF:"quem será o próximo? o prédio do FMI?"
MF: "Tomara"
RdoF: "vc tem visa ou mastercard? começa a gastar!"
MF: "Por que gastar?"
RdoF: "porque se o próximo ataque for ao FMI ou aos prédios de cartão de crédito, quem vai ter prova de nossas dívidas?"
Enquanto isso, na televisão, agora não me lembro se era a Fátima Bernardes ou a Sandra Annemberg falando: "Não sei o que vai acontecer nas próximas horas..." Nas próximas horas, fui a faculdade. Atualização 10:44: nesse momento no ônibus tinha uns caras conversando mais ou menos assim: "Teve um acidente com um avião nos Estados Unidos, o avião bateu no prédio. Aí um outro avião foi buscar o primeiro e também bateu..." Seríssimo!
Encontro o povo. Claro que tava todo mundo morrendo de medo. E alguém viu na TV que o Afeganistão foi bombardeado e aí começamos a falar que o mundo estava acabando, que vou me mudar para o Nordeste, que não vai não, lembra da onda gigante do Fantástico.... Olha o que tb me lembro:
Mariana: "Se o mundo acabar hoje, pra que ir na aula?"
A PROFECIA
Antes tinha encontrado a Lígia que era do meu grupo de trabalho. Pergunto pela Roberta que não veio.
Lígia: "Ela não veio porque ficou com medo dos atentados"
MaFê: "Mas se alguém fosse bombardear aqui em SP, o último lugar a ser atacado seria a ECA"
Três semanas depois, o prédio principal da ECA amanheceu pegando fogo.
A REVELAÇÃO
No sábado da mesma semana, fomos no aniversário da Daniella. Entre um drinque e outro, um jogo da verdade com as revelações mais bombásticas. Naquela semana, a revelação: Até aquele momento, mais da metade das garotas do curso eram virgens. Hoje, este número foi praticamente reduzido a zero, mas tudo por causa daquele fatídico onze de setembro. Aconteceram mais histórias relacionadas ao onze de setembro, mas elas aconteceram em outubro, quando começou a guerra, mas mesmo assim, na melhor banda de todos os tempos da última semana (com Flavinho Montanha na bateria) fomos ensaiar. A banda no momento estava preocupada com a Natalie, que estava nos States. Atualização 13/09: A partir daí, Beto Júnior passou a falar toda missa: "Da-nos a paz, Senhor, prá nós e pro mundo"


Are you evil? by krysten


Hoje, a cotação não será em azul e vermelho, porque senão será encarada como uma homenagem ao onze de setembro. Será com as cores do Afeganistão e do Iraque....preto, verde e vermelho.
Em alta: atentados do dia 1o de junho, ou a famosa história do cavalo de Guaratinguetá.
Em baixa: atentados do dia 11 de setembro, ou a famosa história do WTC de Nova Iorque.
eXTReMe Tracker