Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2003

GUERRA 2003: A HISTÓRIA SE REPETE

It's the end of the world as we know it?
Essa história é meia antiga, quando eu ainda estava da sétima para a oitava série. Foi quando um cara da minha classe chegou um belo dia (26/03/1996) e disse:
- Falta um ano e um dia pro mundo acabar.
O quê?
- O mundo vai acabar no dia 27 de março de 1997, saiu no Diário Popular.
A história era a mais Armaggedon ou Impacto Profundo possível, um cometa ia se chocar com a Terra e blablablá. Durante esse ano todo, esse cara aprontou as mais diversas sob o pretexto do cometa, e começou a namorar uma garota da sala sob o pretexto do cometa. Até que no dia 25/03/1997, dois dias antes da data fatídica, esse cara sai do colégio (agora não lembro se ele foi expulso ou se o convidaram pra sair, sob o pretexto do cometa) e vai para um outro e a gente nunca mais ouve falar dele.
Mas por que eu estou escrevendo isso que não tem nada a ver com a "güera"?
É porque ontem foi 27/03/2003, exatos seis anos após o cometa, uma data histórica em dias de guerras incertas como este.
E como vocês estão vendo, o mundo continua, a "güera" continua mas... eu tenho um pedido para vocês.

A RUSH OF BLOOD TO THE HEAD
O pedido é: DOE SANGUE! Vocês recebem inúmeros e-mails de correntes dizendo que "o hospital tal está com falta de sangue em seu banco" e blablablá, e é a hora de vocês fazerem algo, porque eu não posso (calma que já explico a história).
Ontem lá na FEA teve doação de sangue, e eu fui lá doar. Preenchi a fichinha e fiquei na fila para o exame para saber se eu poderia doar ontem ou não. E chegou a minha vez. Pegou uma amostra do meu sanguinho e foi fazer o teste de hemoglobina, e checar minha pressão. A pressão estava normal (10/6) e a hemoglobina estava abaixo. Ele fez a contraprova e a minha hemoglobina estava mais abaixo ainda. E o médico me passou para um outro médico que confirmou:
- Sinto muito, jovem, você não pode doar sangue.
Tudo porque eu tenho uma anemia que se dá na região do Mediterrâneo e seus descendentes. E o médico continuou:
- Você é talassêmica, você está ictérica, suas células hemoglobina morrem mais rápido do que o normal...
O "talassêmica" me desanimou porque eu tinha feito vários exercícios de genética na época do vestibular que a talassemia se grave ia provocar não sei o quê e até a morte. Mas depois eu procurei na enciclopédia e achei que a talassemia é a anemia do Mediterrâneo que me falaram uma vez. E por causa dessa talassemia, eu não posso doar sangue. Portanto, você que tem mais de 18 anos e 50 quilos e não teve hepatite nem talassemia, façavor de doar sangue!
eXTReMe Tracker